Exercícios com texto hoje

 Primeiro, conversamos sobre a questão do uso de textos. Até agora trabalhamos mais com ações físicas. Quando havia a palavra, em raras ocasiões, era dentro dos exercícios, usando ou textos pré-existentes ou expressões a partir do que ia sendo criado no momento. 

Pode-se notar uma diferença entre composição em performance nas ações físicas e composição em performance de textos verbais. Há mais disponibilidade, flexibilidade, imediaticidade para comprovisações sem o recurso da palavra falada. 

Entre as dificuldades para comprovisações de palavra falada está o fato de muitas vezes atos verbais em cena estarem relacionados a eventos previamente estruturados, editados, organizados. Na maioria das vezes o uso da palavra hesita entre tentar pensar e falar, como se atos verbalizados fossem a realidade exclusiva de expressões faladas em cena.

Uma coisa que é preciso ter em mente: as tensões entre escrita e oralidade nas performances teatrais. A fala em cena é oral, mas foi escrita. É escrita, mas é oralizada. Então é essa tensão entre oralidade e escritura que melhor torna compreensível o uso de atos verbais.

Para o exercício de hoje, trouxe um texto que escrevi em versos, em grupo de vertos (estrofes). Para tanto, mudei o design (mise en page) do texto que fora escrito.  Para os intérpretes foi distribuído uma folha com três colunas. A primeira coluna apresenta o texto denominado "Paisagem 1"em um bloco único, contínuo, sem divisões. A segunda coluna apresenta o mesmo texto dividido em blocos, em "parágrafos", cada bloco uma continuidade escritural. Já na terceira coluna o mesmo texto foi mais dividido: além da divisão em blocos, temos subdivisões em versos.  Do design em prosa total da primeira coluna passamos para um design em versos na terceira coluna. É o mesmo texto modificado, transformado. A primeira indicação para a leitura é o design da página, a distribuição do texto na página. Texto e espaço, a encenação do texto no papel. A página como uma coreografia textual. Haveria pois, em grandes escrituras, uma homologia, uma relação entre a mise em page e a mise en scène.  Ler teatralmente um texto cênico, ler um texto para teatro para fazer teatro é explorar essas correlações entre o espaço da página e o espaço de encenação.

Eis o texto:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício com frases

Aula criação musical

Aula sonoridades