Encerrando as atividades do semestre, foi proposto um jogo: uma lista de 12 frases aleatórias para um grupo de cinco intérpretes sentados em suas cadeiras. Eu indico um número da lista. O intérprete tem de usar essa frase em looping e se relacionar com os outros de seu grupo, e estar ligado à cadeira em que está sentado. Depois de três rodadas, três grupo, fizemos uma variação do jogo: os três grupos vão construir uma cena. Cada integrante usa uma das frases da lista. Brincar com densidade: uma voz, duas vozes, mais vozes. Hoje vimos como a flexibilidade das ações físicas se desdobra na flexibilidade do texto. Hoje vimos que podemos construir cenas a partir de frases sem sentido e aleatórias. A coerência está na cena e não no conteúdo verbal. Hoje vimos que uma frase pode ser uma cena condensada, inversões do grande e do pequeno. Frases usadas: 1- Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa 2- incolores ideias verdes dormem furiosamente 3- dia de chuva...
Primeiro iniciamos com um aquecimento. Trouxe o baixo hoje. Joana em improvisos vocais. Depois, começamos improvisos individuais e duplas para temas: 1- escuridão 2- perseguição 3- queda 4- mundo infantil Para cada tema, um material musical. Depois dessa exploração física da palavra-chave, a turma foi dividida em grupos, cad grupo de 5 integrantes. Cada grupo, a partir da palavra-chave, teria 20 minutos para elaborar uma cena musical. Para a música, foram explicados os seguintes parâmetros do exercício: 1- forma musical: sucessão de partes (A, B); 2- partir não da ideia de uma canção e sim do movimento que explora as possibilidades de uma situação dada; 3- usar um padrão rítmico disponível (forró, rock, rap, samba, etc). Isso se chama estilo, compor com estilos musicais, com estilemas rítmicos. Depois do tempo de construção, cada grupo fez a apresentação dos seus materiais: Escuridão: https://youtu.be/CJJjDjw5EV8 Perseguição : https://youtu.be/4C2jrsbmsGw Q...
A aula de hoje pode ser chamada de "abertura da caixa preta". No lugar de ficar compondo junto com os movimentos, resolvi demonstrar como é parte de meu método de trabalho. Comecei falando de onde veio essa possibilidade do"Compositor na sala de ensaios". Em grande parte das aulas o uso de sons é realizado a partir de arquivos fechados de sons pré-gravados: coloca-se em uma aparelho reprodutor uma canção ou uma música instrumental que foi produzida e registrada em outro momento que o da aula/ensaio. Isso reforça o hábito que temos de consumir música com o uso do celular, televisão e outros aparelhos. Com isso, com esse distanciamento, o uso do som é o de um "fundinho", de algo para acompanhar o que será realizado. Mas como esse arquivo já está fechado, com suas decisões criativas quanto pulso, duração, timbre, forma, etc, o que se pode fazer é tentar mimetizar o que está ali ou ignorar. Com o trabalho do Hugo, de comecei a estar presente nos ensaios. todo...
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