História das Huguianas



Tudo gira em torno do multiartista Hugo Rodas. Hugo veio para Brasília nos anos 70 do século passado e formou gerações de artistas.
{Sobre os primeiros momentos de sua vida, até chegar em Brasília, v. a dissertação de mestrado de Cláudia Moreira de Souza "O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas"

Link: https://repositorio.unb.br/handle/10482/3299 }

Entrou pra Universidade de Brasília, no Departamento de Arte Cênicas, sendo professor de disciplinas de entrada do curso , como OBAC 2 ( Oficina básica de Artes Cênicas) e de saída, como Interpretação 4 e Diplomação.

Foi aposentado compulsoriamente quando completou 70 anos, em 2009.

Recebeu o título de professor emérito da UnB em 2014.

{veja link da cerimônia: https://youtu.be/hs994FZWqFw }

Imediatamente, para não cortar seu vínculo com a Universidade, Hugo começa um treinamento de intérpretes, sem foco em montagem. Nesse grupo estava Flávio Café, entre outros, que depois iriam constituir o grupo ATA(link: https://amacaca.com.br/ata/)

{Veja a proposta de Hugo para o treinamento de atores, a partir de suas aulas na Universidade. " Processo Continuado de Formação em Interpretação. Ensino, Pesquisa e Documentação de um Método não Sistematizado" Disponível em https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/31068 . 

Eu e Hugo já tínhamos uma pareceria desde as celebrações do centenário de Garcia Lorca, em 1998.
{sobre minha parceria com o Hugo, v. "
Eu e Hugo, Hugo e Eu: Materiais de uma parceria sem fim" Link: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/45124 }


Então começamos a trabalhar juntos num Teac com foco nesse treinamento que interagia sonoridades e interpretação.

A partir desse Teac, formulei o projeto " O compositor na sala de ensaios". Basicamente, passei a estar em todos os encontros produzindo sons ao vivo. Primeiro era no violão, depois na guitarra sem pedais, e depois com pedais.




Após a morte de Hugo, em 13 de abril de 2022, eu e Flávio Café resolvemos juntos em continuar o Teac, denominando-o de "Huguianas".
{Huguianas é, antes de tudo, a seção da Revista Dramaturgias, com texto de e sobre Hugo Rodas. V. link da Revista Dramaturgias.  https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/archive }

Com isso, buscamos enfatizar uma formação multissensorial de artistas, por meio de sua exposição a estímulos imaginativos por meio de sons, movimentos e ações diversas.

Desdobrando a disciplina TEAC, temos o projeto de extensão "Treinamento de intérpretes em música-teatro 1", para que possamos inserir nas atividades artistas e interessados que não estão matriculados em cursos na UnB.

Seria bom para todos conhecer um pouco mais do trabalho de Hugo Rodas.

Há diversos vídeos e entrevistas que apresentam diversos aspectos de sua contribuição para o teatro no DF e no Brasil.




Bom semestre para nós.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício com frases

Aula criação musical

Aula sonoridades